Partindo do conceito da tabuada, pode-se introduzir o cálculo de área.

calculo-de-area-001
Área do Quadrado com a utilização de pinos: Para calcular a área do quadrado, basta multiplicar o número de pinos da base pelo número de pinos da altura. Onde na figura temos: 6 x 6 = 36 UA.

calculo-de-area-002
Área do retângulo com pinos: Para o retângulo segue o mesmo procedimento, multiplicamos o comprimento pela largura. 10 x 7 = 70 UA.

calculo-de-area-003
Área do Paralelogramo com pinos: Podemos perceber que os pinos do retângulo foram alterados em sua posição formando um paralelogramo de mesmo comprimento e altura, apresentando a mesma área 10 x 7 = 70 UA.

calculo-de-area-004
Podemos também trabalhar a área contornando a figura com um elástico e fazer a contagem dos furos juntamente com os pinos que formam os vértices da figura, assim temos no quadrado: 6 x 6 = 36 UA.

calculo-de-area-005
A área do retângulo apresenta um contorno de 10 por 7, onde são contornados 70 UA.

calculo-de-area-006
Projetando os pontos do segmento superior no segmento inferior, e contornando com um elástico, é fácil perceber que a área do paralelogramo é igual à área do retângulo. Perdeu-se uma área de um triângulo à esquerda, ganhou-se uma área no lado direito, mantendo a mesma área do retângulo que é o produto da base pela largura.

calculo-de-area-007
Construindo sobre o trapézio, um retângulo com medida da base igual a média da soma dos pontos superiores com os inferiores, temos um retângulo com mesma área.

calculo-de-area-008
Vamos conferir: 4 furos no segmento superior e 16 no segmento inferior, temos; (4 + 16) ÷ 2 = 10, agora vamos multiplicar a média dos segmentos pela altura 10 x 7 = 70 UA.

calculo-de-area-009
Para interpretar o cálculo da área do triângulo, basta retirar um pino do retângulo e imediatamente formará o triângulo retângulo com a metade da área do retângulo.

calculo-de-area-010
Área do Losango com pinos e elásticos.

calculo-de-area-011
Área do Losango dentro do Retângulo.

Para montar o losango, devemos deixar uma quantidade impar de furos entre os pinos de uma mesma linha ou coluna, formando uma simetria, então ligamos os pinos com elásticos para desenhar o losango, em seguida montamos um retângulo que tenha o comprimento igual a maior diagonal do losango e largura igual a diagonal menor, comparando a figura podemos perceber que a área do retângulo formada é o dobro da área do losango. Assim podemos concluir que a área do losango será a metade do produto da diagonal maior pela menor: 11 x 7÷ 2 = 38,5 UA.

Cálculo de área

Deixe uma resposta