A divisão de polinômios também é possível de ser trabalhada no Multiplano. A foto abaixo apresenta um exemplo de como isso pode ser feito. Os números positivos que acompanham a incógnita de um polinômio, independente do grau do expoente, podem ser representados por pinos “em pé”, e os negativos, por pinos “deitados”. Para que os pinos não se espalhem e também para delimitar a posição de “x” de acordo com o grau de seu expoente (…,x3, x2, x1, x0), “quadradinhos” são necessários e podem ser formados através da utilização de elásticos, para que os pinos não se espalhem ou mudem de posição. No exemplo a seguir temos um pino “em pé” na posição onde “x” tem expoente dois (x2), cinco pinos “deitados” na posição onde “x” tem expoente um (x1) e seis pinos “em pé” na posição da constante (x0), identificando o polinômio como sendo “+ x2 – 5x + 6″, no caso o dividendo da operação. Ao lado, ligeiramente, acima, temos representado o polinômio “+ x – 2”, que é o divisor da conta. Abaixo do divisor é colocado o quociente da divisão, nesse caso “+ x – 3”. A resolução segue os mesmos procedimentos do aluno que anota no caderno, com o diferencial de usar, ao invés de algarismos, pinos, uns representando números positivos e outros negativos. Ele identifica o grau do expoente da incógnita de acordo com a posição que ocupa nos “quadradinhos”, começando pelo dividendo, com o expoente zero, crescendo em direção a esquerda.
Nos espaços reservados ao divisor e ao quociente a posição segue a ordem decrescente, sendo colocados os expoentes de maior grau seguidos dos de menor grau, sentido a direita.

divisao-polinomios-001
Dentro dos retângulos são colocados pinos que representam os coeficientes de x. Se for positivo o pino é colocado “em pé”, se negativo, será colocado “deitado”.

divisao-polinomios-001divisao-polinomios-002

Divisão de polinômios

Deixe uma resposta