A divisão de polinômios também é possível de ser trabalhada no Multiplano. A foto abaixo apresenta um exemplo de como isso pode ser feito. Os números positivos que acompanham a incógnita de um polinômio, independente do grau do expoente, podem ser representados por pinos “em pé”, e os negativos, por pinos “deitados”. Para que os pinos não se espalhem e também para delimitar a posição de “x” de acordo com o grau de seu expoente (…,x3, x2, x1, x0), “quadradinhos” são necessários e podem ser formados através da utilização de elásticos, para que os pinos não se espalhem ou mudem de posição. No exemplo a seguir temos um pino “em pé” na posição onde “x” tem expoente dois (x2), cinco pinos “deitados” na posição onde “x” tem expoente um (x1) e seis pinos “em pé” na posição da constante (x0), identificando o polinômio como sendo “+ x2 – 5x + 6″, no caso o dividendo da operação. Ao lado, ligeiramente, acima, temos representado o polinômio “+ x – 2”, que é o divisor da conta. Abaixo do divisor é colocado o quociente da divisão, nesse caso “+ x – 3”. A resolução segue os mesmos procedimentos do aluno que anota no caderno, com o diferencial de usar, ao invés de algarismos, pinos, uns representando números positivos e outros negativos. Ele identifica o grau do expoente da incógnita de acordo com a posição que ocupa nos “quadradinhos”, começando pelo dividendo, com o expoente zero, crescendo em direção a esquerda.
Nos espaços reservados ao divisor e ao quociente a posição segue a ordem decrescente, sendo colocados os expoentes de maior grau seguidos dos de menor grau, sentido a direita.

divisao-polinomios-001
Dentro dos retângulos são colocados pinos que representam os coeficientes de x. Se for positivo o pino é colocado “em pé”, se negativo, será colocado “deitado”.

divisao-polinomios-001divisao-polinomios-002

Divisão de polinômios

Deixe um comentário


Fatal error: Uncaught Error: [] operator not supported for strings in /var/www/vhosts/navarroprojetos.com.br/httpdocs/navarrbr/multiplano.com.br/wp-content/plugins/advanced-posts-widget/inc/class-advanced-posts-widget-utils.php:904 Stack trace: #0 /var/www/vhosts/navarroprojetos.com.br/httpdocs/navarrbr/multiplano.com.br/wp-content/plugins/advanced-posts-widget/inc/class-widget-apw-recent-posts.php(90): Advanced_Posts_Widget_Utils::get_apw_posts() #1 /var/www/vhosts/navarroprojetos.com.br/httpdocs/navarrbr/multiplano.com.br/wp-includes/class-wp-widget.php(393): Widget_APW_Recent_Posts->widget() #2 /var/www/vhosts/navarroprojetos.com.br/httpdocs/navarrbr/multiplano.com.br/wp-includes/widgets.php(831): WP_Widget->display_callback() #3 /var/www/vhosts/navarroprojetos.com.br/httpdocs/navarrbr/multiplano.com.br/wp-content/themes/esteem-pro/sidebar.php(21): dynamic_sidebar() #4 /var/www/vhosts/navarroprojetos.com.br/httpdocs/navarrbr/multiplano.com.br/wp-includes/template.php(770): require_once('/var/www/vhosts...') #5 /var/www in /var/www/vhosts/navarroprojetos.com.br/httpdocs/navarrbr/multiplano.com.br/wp-content/plugins/advanced-posts-widget/inc/class-advanced-posts-widget-utils.php on line 904