Conteúdos referentes à Estatística também podem ser concretizados com auxílio do Multiplano, como por exemplo, a construção de gráficos de estatísticas, o que facilita, principalmente ao cego, a leitura dos mesmos.

O professor pode propor aos alunos que, em grupos, elaborem uma pesquisa qualquer e que construam, com os dados obtidos, um gráfico da mesma. Vai imperar a criatividade dos alunos ao escolherem o tema a ser verificado. Podem coletar à idade dos membros da classe ou a cor preferida, quantos possuem carro, enfim, diversos podem ser os assuntos. Recolhidos os dados podem fazer uma análise dos resultados (média, mediana, moda, etc.) para então terem condições de construírem os gráficos. Dessa forma, todos os conceitos abstratos podem ser feitos na prática e demonstrados a toda turma. Mesmo alunos cegos, e principalmente eles, poderão participar dos grupos e analisar os resultados de forma efetiva e não como meros expectadores.

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Gráfico utilizando as barras gráficas.

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Gráfico de pontos: Representa a quantidade mensal de sorvete que uma criança consumiu durante um ano.

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Gráfico de linha.

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Gráfico de linha de forma comparativa.

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Gráfico de setores no Multiplano Circular

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A média aritmética: é o mesmo que encontrar o ponto de equilíbrio entre as diferenças. As quantidades maiores transferem para às menores até criar uma igualdade.

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Os valores mais altos transferem unidades para os mais baixos.

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Eis a média mensal do consumo de sorvetes.

Mediana: É o ponto central de uma distribuição de dados.

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Para encontrar o mês mediano, vamos retirar um pino de cada lado. Assim sucessivamente até sobrar um ou dois pinos.

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Se a quantidade de pinos for impar, resta 1 e se for par, restam dois pinos. Assim a quantidade mediana de sorvete ocorreu no mês de junho. Ou seja, 50% dos sorvetes foram saboreados antes do mês de junho.

Gráficos de estatísticas

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