ELIPSE: É o conjunto dos pontos de um plano, cuja soma das distâncias a dois pontos fixos F1, F2 desse plano, é constante.

Para construir a elipse, marque dois pontos no plano formado por uma ou mais placas Multiplanos.

Coloque dois pinos separados por alguns pontos F1 e F2, corte um fio que tenha uma medida maior que a distância entre os dois pontos, em seguida com o auxílio de um pino, estique o fio em qualquer direção.

Ao coincidir com um furo, introduza o pino no mesmo, pegue outro pino e continue o mesmo procedimento até formar a volta completa. È importante ressaltar que, dependendo o tamanho da elipse será necessário um elástico maior.

conicas 001

HIPÉRBOLE: é o conjunto de pontos P de um plano α, tais que a diferença de suas distâncias a dois pontos fixos F1 e F2 desse plano é uma constante positiva e menor que a distância entre esses pontos fixos.

1o Passo: Acople várias placas Multiplanos consoante ao tamanho que se deseja construir a figura e estique dois elásticos para representar o plano cartesiano;
2o Passo: Marque dois pontos no eixo “x” A1 e A2, simétricos ao eixo “y” separados por alguns furos;
3o Passo: Marque um ponto F1 no eixo “x” distando alguns furos do lado esquerdo de A1, também no mesmo eixo, mantenha a mesma quantidade de furos do lado direito de A2 e marque F2;
4o Passo: Marque um ponto S externo a F1, F2 na mesma reta;
5o Passo: Corte um barbante de comprimento maior que o grande plano;
6o Passo: Faça um laço em uma das extremidades do barbante;
7o Passo: Prenda o laço do barbante em A1, estique até S e faça um nó no ponto S.
8o Passo: Coloque o nó em A2, novamente estique em S e faça um laço em S.
9o Passo: Prenda um laço do lado da maior distância em F1 e o outro laço em F2, pegue o nó e estique no sentido do primeiro quadrante, o local que o nó tocar no plano, marque com um pino o ponto P. Passe para o quarto quadrante estique o barbante e marque outro ponto;
10o Passo: Troque os laços, maior distância do laço até ao nó em F2, menor em F1. Vá ao segundo quadrante, proceda como os anteriores e marque o terceiro ponto, passe para o terceiro quadrante e marque o quarto ponto;
11o Passo: Aumente a distância de F2 até S e marque um ponto S1. Repetir os passos do 7o ao 10o.
12o Passo: Proceda da mesma forma, sempre mudando o ponto Si até marcar uma quantidade de pontos suficientes para ligar posteriormente com elásticos ou barbante e formar a hipérbole.

Para calcular uma equação, é mais fácil, se usarmos as propriedades:
1o Propriedade: Some ou retire o mesmo valor de ambos os lados;
2o Propriedade: Multiplique ou divida pelo mesmo valor em ambos os lados.
Assim também é valido para as demais operações como potência e radiciação.
È importante lembrar que o sinal de igualdade representa um equilíbrio e “tudo que faço de um lado da equação, devo fazer do outro”.

conicas-002

Cônicas

Deixe uma resposta