Outro conteúdo que pode ser explorado no Multiplano é o de Trigonometria. Isso porque no material a representação do círculo trigonométrico pode ser feita, através do Multiplano circular, que permite o estudo dos conceitos e cálculos relativos a esse assunto. Conceitos muitas vezes, distantes do aluno, que desconhece o porquê dos fenômenos, simplesmente os decora.

É o caso das relações que envolvem seno, cosseno, tangente, etc. Na maioria dos casos o professor transmite ao aluno os valores que essas funções apresentam dependendo do ângulo analisado, assim como o sinal que esses valores podem ter consoante o quadrante em que estiverem localizados. Mas o porquê desses valores e o porquê da variação de sinais muitas vezes não são informações que chegam até os alunos, principalmente aos cegos, mesmo porque faltam materiais didáticos apropriados.

Mas com auxílio do Multiplano, todas as relações trigonométricas podem ser concretizadas, o que facilita ao educando a compreensão dos fenômenos e conseqüente abstração.

trigonometria 001
Cosseno: é a projeção do raio sobre o eixo “x”.

trigonometria 002
Seno: é a projeção do raio sobre o eixo “y”.

trigonometria 003
Tangente: Sua medida é identificada na reta que toca o círculo paralela ao eixo “y”, na intersecção com prolongamento do raio.

trigonometria 004
Cotangente: Sua medida é identificada na intersecção do raio com a reta que toca o círculo, paralela ao eixo “x”.

trigonometria 005
Secante: A medida da secante começa no centro da circunferência, segue pelo eixo “x” até a intersecção com a reta que toca o círculo e é perpendicular ao raio.

trigonometria 006
Cossecante: A medida da cossecante começa no centro da circunferência, segue pelo eixo “y” até a intersecção com a reta que toca o círculo e é perpendicular ao raio.

trigonometria 007
Vista de todas as funções trigonométricas.

trigonometria-008

Gráfico da função cosseno:

trigonometria 009
Gráfico da função seno:

trigonometria 010
Gráfico da função tangente:

trigonometria 011
Gráfico da função cotangente:

trigonometria 012
Gráfico da função seno, cosseno, tangente e cotangente:

Trigonometria

Deixe uma resposta