Capacitação de Professores
Metodologia do curso

Metas

GERAIS

Contribuir com a sociedade no sentido de tornar mais próximo da realidade o discurso “escola para todos”, dando condições para que todos os alunos, e não somente parte deles, tenham acesso aos bens culturais acumulados, no que tange ao conhecimento matemático. Mas principalmente para que esse acesso direcione ao entendimento do caráter lógico, dando condições para o educando desenvolver sua consciência crítica no sentido de analisar todas as informações com cautela, ao invés de simplesmente absorvê-las, como se seguisse uma hierarquia incontestável.

ESPECÍFICO

  • Melhorar o desempenho dos professores, construindo uma metodologia de ensino que valorize aprendizagens significativas e bem sucedidas;
  • Propiciar ao docente a percepção dos conceitos e procedimentos matemáticos, bem como sua utilidade para a compreensão do mundo e para melhor atuar nele;
  • Integrar os vários eixos temáticos da Matemática (números e operações, geometria, grandezas e medidas, raciocínio combinatório, estatística e probabilidade) entre si e com outras áreas do conhecimento;
  • Construir o significado de números naturais a partir de contagens, medidas, códigos, etc. explorados em diversos contextos e situações-problema e dele se apropriar;
  • Resolver situações-problema e, a partir delas, construir os significados das quatro operações fundamentais (adição, multiplicação, subtração e divisão) e deles se apropriar;
  • Identificar formas geométricas espaciais, planas e linhas, seus elementos, suas características principais e suas semelhanças e diferenças, falando, construindo e desenhando;
  • Formular e resolver problemas levando em conta suas etapas de resolução, compreensão do problema, elaboração de planos e estratégias para sua solução, execução dos planos, verificação da validade das estratégias e dos resultados e, finalmente, emissão da resposta;
  • Construir e apropriar-se dos significados do número racional e de suas representações (fracionária e decimal) a partir de situações-problema contextualizadas;
  • Comunicar idéias matemáticas de diferentes formas: oral, escrita, por tabelas, diagramas, gráficos, etc;
  • Desenvolver atitude positiva em relação à Matemática, valorizando sua utilidade, sua lógica em cada conceito estudado.

Metodologia

O Multiplano é apresentado como alternativa concreta que facilita a aquisição do raciocínio matemático, ferramenta essencial a qualquer ser humano. Com ele, muitas são as possibilidades de uso, desde operações simples às complexas, o que permite que a matemática seja analisada sob enfoque global e não por parcelas separadas de conteúdos.

De acordo com os resultados alcançados, até o momento, este projeto visa preparar professores para atuarem com alunos que apresentam dificuldades para compreender a Matemática dos métodos já comprovados com a utilização do Multiplano.

O ensino da Matemática deve proporcionar uma maior compreensão dos conteúdos e sempre associados à realidade. Esta efetivação deve levar em conta seu aspecto histórico, ou seja, vendo a Matemática como um bem cultural, construído pelos homens nas suas relações com o mundo e com outros homens.

Nesta perspectiva, ensinar e aprender Matemática é mais do que reconhecer símbolos, manejar fórmulas, utilizar regras e técnicas, resolver problemas-modelo e cálculos padronizados. Ensinar e aprender Matemática é criar estratégias para resolver problemas, é interpretar, é compreender os conceitos envolvidos e os procedimentos utilizados, é desenvolver o raciocínio lógico, possibilitando uma ação transformadora. Partindo desse pressuposto, tem–se como proposta ao desenvolvimento das aulas ministradas:

  • Explanação dos conteúdos com Linguagem adequada e adaptada ao nível do grupo;
  • Aulas práticas com a utilização do Multiplano pedagógicos visando à construção dos conceitos e compreensão do processo;
  • Atividades desenvolvidas em pequenos grupos intencionando a troca de experiência;
  • Propiciar constantemente aos cursistas momentos para suas colocações e ou/ dúvidas detectadas.