Queremos realizar sonhos, ter sucesso na carreira profissional e pessoal. Sabemos também que a maioria das pessoas com sucesso financeiro, que consegue realizar seus sonhos, tem facilidade com o uso da matemática. Assim foi criado o Multiplano, um material lúdico que possibilita a todos compreenderem efetivamente os conceitos de matemática.

Um pouco de história

Os primeiros passos do projeto que resultaria no Multiplano foram dados em abril do ano 2000.

Foi nesta época que o Professor Rubens Ferronato começou a ter dificuldades com o ensino de matemática para um aluno cego. Diante deste conflito, o professor começou a improvisar formas para que o aluno pudesse aprender os conteúdos da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral. Os métodos convencionais não surtiam efeito diante da complexidade das interpretações gráficas propostas pela disciplina.

Sentindo-se desafiado, o professor Rubens prometeu ao aluno que encontraria uma forma de fazer com que ele aprendesse a Matemática. Foi assim que suas buscas começaram: consultas a especialistas, bibliografias diversas, etc. pela disciplina.

mvp-multiplanoMas, foi numa casa de materiais de construção que foi visualizada a concretização de sua promessa. Com uma placa perfurada, alguns rebites e elásticos, o professor foi ao encontro do aluno, o qual, após realizar alguns exercícios afirmou: “Professor, o senhor não inventou um material para mim, mas, para todos os cegos do mundo! Era isso que faltava para eu aprender matemática!”.

Entusiasmado com os resultados o material foi sendo cada vez mais aperfeiçoado pelo professor: tornou-se o Multiplano – um instrumento que possibilita, através do tato, a compreensão de conceitos matemáticos.

Multiplano hoje

multiplano-hojeAtualmente, o uso do Multiplano, está sendo aplicado para todos os alunos desde as séries iniciais ao ensino superior, em especial aos alunos com deficiência visual na compreensão dos conceitos dessa disciplina. As pessoas podem compreender conteúdos da matemática como operações, equações, proporção, funções, sistema linear, gráficos de funções, inequações, funções exponenciais e logarítmicas, trigonometria, geometria plana e espacial, estatística e muitos outros.

O Multiplano é uma alternativa encontrada para auxiliar na efetivação do sonho de uma sociedade com oportunidades iguais para todos, sem preconceitos nem discriminações, amenizando possíveis injustiças sociais.

Como nasceu Multiplano