Capacitação de Professores
Conteúdo do curso
Estes são os conteúdos que serão desenvolvidos com o auxílio do Multiplano:
Educação infantil
- Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, desenhos brincadeiras junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconhecem essa utilização como necessária.
- Números e sistema de numeração: contagem, notação e escrita numéricas e operações matemáticas;
- Grandezas e medidas;
- Espaço e forma: representação da posição de pessoas e objetos, exploração e identificação de propriedades geométricas de objetos e figuras (formas, tipos, contornos, bidimensionalidade, tridimensionalidade, faces planas, lados retos, etc.), identificação de pontos de referência, descrição e representação de percursos, trajetos, etc.
Ensino fundamental séries iniciais
1° e 2° ano
- Números: Contagem, construção da tabuada, classificação e seriação dos números(menos/mais, sucessor/antecessor, metade/dobro, par/ímpar, dúzia/meia dúzia, etc;
- Operações básicas (adição, subtração, multiplicação, divisão);
- Geometria: A criança e o espaço, semelhança e diferença entre as formas geométricas, classificação das figuras planas (quadrados, retângulos, triângulos e círculos), composição das formas, mosaicos, cubo.
3° ao 5° ano
- Números: tabuada, cálculo mental, sistema de numeração decimal, algoritmos das operações básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão), organização retangular, operações inversas, resolução por tentativas, lucro e prejuízo, média aritmética, frações de figuras e quantidades, possibilidades, seqüências, estatística e gráficos, estimativas, possibilidades.
- Geometria: simetria, padrões geométricos, construções geométricas, polígonos, quadriláteros, vistas de objetos e mapas (superior e plana), ângulos, percepção geométrica, paralelas e perpendiculares, diagonais, semelhança, formas, vértices, arestas, faces.
- Medidas: perímetro, comparação de comprimentos, itinerários, distâncias, áreas.
Ensino fundamental (6° ao 9° ano)
6° ano
- Formas geométricas;
- Operações fundamentais;
- Múltiplos e divisores;
- Construções geométricas;
- Frações;
- Números decimais e medidas;
- Simetria;
- Linguagem matemática: expressões numéricas;
- Áreas e perímetros;
- Possibilidades e estatística;
- Porcentagens.
7° ano
- Números naturais;
- Números decimais e frações;
- Formas geométricas;
- Medidas;
- Proporcionalidade;
- Números negativos ou positivos;
- Construções geométricas;
- Equações;
- Porcentagens;
- Estatística e gráficos;
- Áreas e volumes.
8° ano
- Aplicações da matemática;
- Números primos;
- Operações com frações;
- Construções geométricas;
- Potências e raízes;
- Ângulos e polígonos;
- Cálculo algébrico;
- Estatística e possibilidades;
- Perímetros, áreas e volumes;
- Equações e sistemas de equações;
- Sistema de equações através do método gráfico;
- Geometria e proporcionalidade;
- Figuras espaciais.
9° Ano
- Números e cálculos;
- Medidas;
- Classificação dos números;
- Estatística;
- Propriedades geométricas;
- Semelhança entre triângulos;
- Proporcionalidade e juros;
- Funções;
- Equação do segundo;
- Cálculo das raízes da equação do segundo grau;
- Gráfico das funções do primeiro e segundo grau;
- Estudo dos sinais das funções do primeiro e do segundo grau;
- Construções geométricas;
- Modelagem matemática;
- Perímetro e área;
- Classificação e nomenclatura dos sólidos geométricos e figuras planas;
- Planificação dos sólidos através do contorno das faces;
- Figuras geométricas;
- Cálculo de área;
- Retas paralelas;
- Cálculo de volume;
- Sistema de equações do segundo grau através do método gráfico;
- Conjuntos;
- Conjuntos numéricos;
- Intervalos numéricos;
- Análise combinatória e probabilidade;
- Relações métricas no triângulo retângulo;
- Teorema de Pitágoras, demonstração e comprovação;
- Trigonometria.
Ensino médio
- Modelagem matemática;
- Perímetro e área;
- Classificação e nomenclatura dos sólidos geométricos e figuras planas;
- Planificação dos sólidos através do contorno das faces; Figuras geométricas;
- Calculo de área;
- Retas paralelas;
- Calculo de volume;
- Sistema de equações através do método gráfico;
- Conjuntos;
- Conjuntos numéricos;
- Intervalos numéricos;
- Funções;
- Gráficos;
- Inequações;
- Divisão de polinômios;
- Função modular e seu gráfico;
- Função exponencial e logarítmica;
- Gráfico das funções exponenciais e logarítmicas;
- Analise combinatória e probabilidade;
- Estatística;
- Trigonometria.
Referências bibliográficas
DANTE, Luiz Roberto. Vivencia – Construção. São Paulo Ática, 2003
ESTEBAN, Maria Tereza. “Repensando o fracasso escolar”. In: O sucesso escolar: um desafio pedagógico. São Paulo: Papirus, 1992 (Cadernos Cedes).
FABRO, Silvia Gomes Vieira (org.). Discurso matemático na escola: reflexões. Cascavel: Unioeste/DME, 1996.
FREGE, G. Lógica e filosofia da linguagem. [trad. Paulo Alcoforado]. São Paulo: Cutrix Editora da Universidade de São Paulo, 1978.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 17. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997 (Coleção Leitura).
LEITE, Aury de Sá. Cores e furos: material concreto na linha de Piaget. São Paulo: Ed. Manole Ltda, 1989.
NIDELCOFF, Maria Teresa. Uma escola para o povo. 36. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994 [trad. João Olivério Trevisan].
PIAGET, Jean. Fazer e compreender. [trad. Christina Larroudé de Paula Leite]. São Paulo: Scipione, 1999.