Capacitação de Professores
Conteúdo do curso

Estes são os conteúdos que serão desenvolvidos com o auxílio do Multiplano:

Educação infantil

  • Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, desenhos brincadeiras junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconhecem essa utilização como necessária.
  • Números e sistema de numeração: contagem, notação e escrita numéricas e operações matemáticas;
  • Grandezas e medidas;
  • Espaço e forma: representação da posição de pessoas e objetos, exploração e identificação de propriedades geométricas de objetos e figuras (formas, tipos, contornos, bidimensionalidade, tridimensionalidade, faces planas, lados retos, etc.), identificação de pontos de referência, descrição e representação de percursos, trajetos, etc.

Ensino fundamental séries iniciais

1° e 2° ano

  • Números: Contagem, construção da tabuada, classificação e seriação dos números(menos/mais, sucessor/antecessor, metade/dobro, par/ímpar, dúzia/meia dúzia, etc;
  • Operações básicas (adição, subtração, multiplicação, divisão);
  • Geometria: A criança e o espaço, semelhança e diferença entre as formas geométricas, classificação das figuras planas (quadrados, retângulos, triângulos e círculos), composição das formas, mosaicos, cubo.
3° ao 5° ano
  • Números: tabuada, cálculo mental, sistema de numeração decimal, algoritmos das operações básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão), organização retangular, operações inversas, resolução por tentativas, lucro e prejuízo, média aritmética, frações de figuras e quantidades, possibilidades, seqüências, estatística e gráficos, estimativas, possibilidades.
  • Geometria: simetria, padrões geométricos, construções geométricas, polígonos, quadriláteros, vistas de objetos e mapas (superior e plana), ângulos, percepção geométrica, paralelas e perpendiculares, diagonais, semelhança, formas, vértices, arestas, faces.
  • Medidas: perímetro, comparação de comprimentos, itinerários, distâncias, áreas.

Ensino fundamental (6° ao 9° ano)

6° ano
  • Formas geométricas;
  • Operações fundamentais;
  • Múltiplos e divisores;
  • Construções geométricas;
  • Frações;
  • Números decimais e medidas;
  • Simetria;
  • Linguagem matemática: expressões numéricas;
  • Áreas e perímetros;
  • Possibilidades e estatística;
  • Porcentagens.
7° ano
  • Números naturais;
  • Números decimais e frações;
  • Formas geométricas;
  • Medidas;
  • Proporcionalidade;
  • Números negativos ou positivos;
  • Construções geométricas;
  • Equações;
  • Porcentagens;
  • Estatística e gráficos;
  • Áreas e volumes.
8° ano
  • Aplicações da matemática;
  • Números primos;
  • Operações com frações;
  • Construções geométricas;
  • Potências e raízes;
  • Ângulos e polígonos;
  • Cálculo algébrico;
  • Estatística e possibilidades;
  • Perímetros, áreas e volumes;
  • Equações e sistemas de equações;
  • Sistema de equações através do método gráfico;
  • Geometria e proporcionalidade;
  • Figuras espaciais.
9° Ano
  • Números e cálculos;
  • Medidas;
  • Classificação dos números;
  • Estatística;
  • Propriedades geométricas;
  • Semelhança entre triângulos;
  • Proporcionalidade e juros;
  • Funções;
  • Equação do segundo;
  • Cálculo das raízes da equação do segundo grau;
  • Gráfico das funções do primeiro e segundo grau;
  • Estudo dos sinais das funções do primeiro e do segundo grau;
  • Construções geométricas;
  • Modelagem matemática;
  • Perímetro e área;
  • Classificação e nomenclatura dos sólidos geométricos e figuras planas;
  • Planificação dos sólidos através do contorno das faces;
  • Figuras geométricas;
  • Cálculo de área;
  • Retas paralelas;
  • Cálculo de volume;
  • Sistema de equações do segundo grau através do método gráfico;
  • Conjuntos;
  • Conjuntos numéricos;
  • Intervalos numéricos;
  • Análise combinatória e probabilidade;
  • Relações métricas no triângulo retângulo;
  • Teorema de Pitágoras, demonstração e comprovação;
  • Trigonometria.

Ensino médio

  • Modelagem matemática;
  • Perímetro e área;
  • Classificação e nomenclatura dos sólidos geométricos e figuras planas;
  • Planificação dos sólidos através do contorno das faces; Figuras geométricas;
  • Calculo de área;
  • Retas paralelas;
  • Calculo de volume;
  • Sistema de equações através do método gráfico;
  • Conjuntos;
  • Conjuntos numéricos;
  • Intervalos numéricos;
  • Funções;
  • Gráficos;
  • Inequações;
  • Divisão de polinômios;
  • Função modular e seu gráfico;
  • Função exponencial e logarítmica;
  • Gráfico das funções exponenciais e logarítmicas;
  • Analise combinatória e probabilidade;
  • Estatística;
  • Trigonometria.

Referências bibliográficas

DANTE, Luiz Roberto. Vivencia – Construção. São Paulo Ática, 2003

ESTEBAN, Maria Tereza. “Repensando o fracasso escolar”. In: O sucesso escolar: um desafio pedagógico. São Paulo: Papirus, 1992 (Cadernos Cedes).

FABRO, Silvia Gomes Vieira (org.). Discurso matemático na escola: reflexões. Cascavel: Unioeste/DME, 1996.

FREGE, G. Lógica e filosofia da linguagem. [trad. Paulo Alcoforado]. São Paulo: Cutrix Editora da Universidade de São Paulo, 1978.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 17. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997 (Coleção Leitura).

LEITE, Aury de Sá. Cores e furos: material concreto na linha de Piaget. São Paulo: Ed. Manole Ltda, 1989.

NIDELCOFF, Maria Teresa. Uma escola para o povo. 36. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994 [trad. João Olivério Trevisan].

PIAGET, Jean. Fazer e compreender. [trad. Christina Larroudé de Paula Leite]. São Paulo: Scipione, 1999.