Abaixo temos uma lista de material de referência, trabalhos acadêmicos e relatórios de pesquisa que utilizaram o Multiplano como tema, para auxiliar e complementar seu estudo e aplicação da metodologia no seu dia-a-dia.
- SOUZA, TALYA DA SILVA WARMLING. COMO TRABALHAR O ENSINO DA MATEMÁTICA COM O EDUCANDO CEGO E A INCLUSÃO DOS MESMOS EM CLASSES REGULARES. UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – UNESC. CRICIÚMA, DEZEMBRO 2005.
- Uber, Amilton. O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA O EDUCANDO CEGO. SEED- Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Londrina, 2009.
- – Prado, Renata Beatriz de Souza. TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA O ENSIONA DA MATEM[ATICA AOS ALUNOS CEGOS: O CASO DO CENTRO DE APOIO PEDAGÓGICO PARA ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Universidade Federal de Sergipe. São Cristovão, 2013.
- Araújo, Marcelo Oliveira. A INCLUSÃO SOCIAL E O ENSINO DA MATEMÁTICA AOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIAS VISUAIS NO DISTRITO FEDERAL. Universidade Católica de Brasília.
- FERRONATO, Rubens – A Construção de Instrumento de Inclusão no Ensino de Matemática. Dissertação de Mestrado em Engenharia de Produção. Universidade Federal de Santa Catarina, 2002.
- Ferreira, Arielma da Luz, et.al. O ensino da matemática para portadores de deficiência visual.
- Campos, Paulo Cesar. O ALUNO CEGO, A ESCOLA E O ENSINO DA MATEMÁTICA: PREPARANDO CAMINHOS PARA A INCLUSÃO COM RESPONSABILIDADE. Reserva, 2008.
- DAIANA DE OLIVEIRA. MODELAGEM NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE CASO COM ESTUDANTES CEGOS. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO-PR. Guarapuava, 2016.
- Uliana, Marcia Rosa. Inclusão de Estudantes Cegos nas Aulas de Matemática: a construção de um kit pedagógico. 2013.
- Gaspar, J. C., Silva, L., Fonseca, W. N., & Silva, O. (2013). Ensino de Geometria para alunos com Deficiência Visual por meio da integração do Multiplano – Um Estudo de Caso. En Anais 6 CIEM. ULBRA: Canoas.
- Osmar Antônio Cerva Filho e Marlise Geller. Ação Docente frente à inclusão de um aluno cego. CIAEM, 2015.
- Coqueiro, ROGÉRIO DA SILVA.Soroban e Multiplano: Trabalhando a Matemática Para Deficientes Visuais e Auditivos. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA. Vitória da Conquista – Bahia, 2007.
- Pereira, MAÍRA KELLY DA SILVA. ENSINO DE GEOMETRIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DE ENSINO ENVOLVENDO O USO DE MATERIAIS MANIPULATIVOS E A EXPRESSÃO ORAL E ESCRITA. UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO. Ouro Preto, 2012.
- Victoriano, GILSON DO NASCIMENTO GOUVÊA. DIDÁTICAS E MATERIAIS CONCRETOS NO ENSINO DA GEOMETRIA: A perspectiva de quem não vê. UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA. Vassouras, RJ – 2010.
- OSMAR ANTÔNIO CERVA FILHO. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E O ALUNO CEGO: AÇÃO DOCENTE FRENTE À INCLUSÃO. UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL. Canoas, 2014.
- THAÍS ELISA BARCELOS ABREU. “O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL”. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO – UENF. CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ, 2013.
- Ferronato, Caroline Ananias. A INCLUSÃO EDUCACIONAL E O “CASE” DO MULTIPLANO. I Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva. Curitiba, 2016.
- Ferronato, Caroline Ananias. MEDIÇÃO DO IMPACTO DA MATEMÁTICA E O “CASE” DO MULTIPLANO. Universidade Federal do Paraná, 2015.
- Luciano Marques de Melo. O ensino de Trigonometria para Deficientes Visuais Através do Multiplano Pedagógico. Rio de Janeiro, 2014.
- Martins, Daner Silva. Educação Especial: Oficina de Capacitação para Professores de Matemática na Área da Deficiência Visual. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2013.
- Junior, Henrique Arnoldo. Estudo do Desenvolvimento do Pensamento Geométrico por Alunos Surdos por Meio do Multiplano no Ensino Fundamental. Porto Alegre, 2010.